ZAQUEU, um sinal de JUSTIÇA.

 

22 Zaqueu um Sinal de Justiça

 

―  E, correndo adiante, subiu à uma figueira brava para ver o Senhor Jesus, porque Ele havia de passar por ali. (Bíblia Sagrada) Luc. 19: 4.

 

 

 

                                                 ZAQUEU, um sinal de JUSTIÇA.

 

 

P 01

Lá no passado nós tivemos a oportunidade de conhecer pela história, Zaqueu, um nome HEBRAICO, que traduzido para o português quer dizer tão somente PURO. Zaqueu, o coletor de impostos da cidade de Jericó, a segunda cidade do estado de Judá na época de Cristo. Zaqueu foi digamos um homem contemporâneo de Jesus, o Cristo. É bom lembrar, que os impostos na época eram cobrados do povo JUDEU, para o império romano, e isso para o pobre povo hebreu escravizado não passava de mais uma roubalheira. Daí os coletores, cobradores de impostos eram considerados os maiores ladrões da humilde e escravizada NAÇÃO de JUDÁ. Mas, na existência do ser humano, as coisas funcionam mais ou menos assim: O que é bom já nasce feito, e o que não presta não tem jeito.

Lá no começo da nossa história, o Senhor nosso Deus preparou o Globo Terra, e sobre ele criou o ser humano, criou primeiro o homem, o nosso pai Adão, e mais tarde criou a nossa mãe Eva. ― E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito assim, alma vivente. (Bíblia Sagrada) Gên. 2: 7. O Globo Terra da época de Adão e Eva, até o tão discutido DILÚVIO, tinha por natureza um estado paradisíaco, em algum ponto, segundo alguns especialistas, dentro do território da ARMÊNIA de hoje, existia o tão comentado JARDIM do ÉDEN. ― E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado. (Bíblia Sagrada) Gên. 2: 8.

Então o Senhor nosso Deus criou o casal, Adão e Eva e os colocou no Paraíso, no Jardim do Éden. A História nos ensina que ali eles viviam maravilhosamente bem, inclusive o nosso Criador os visitava, se não diariamente, mas com alguma frequência. ― E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. (Bíblia Sagrada) Gên. 3: 8. A massa da humanidade não sabe, mas o ser humano ainda é o ser mais importante da existência, abaixo de Deus o nosso Criador, é claro. Eu costumo dizer que após a criação do ser humano, o Senhor nosso Deus arranjou algo para muito se preocupar.

A história nos ensina que nós fomos criados a Imagem e Semelhança do Próprio Deus Todo-Poderoso. ― E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre o gado, sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. (Bíblia Sagrada) Gên. 1: 26. Veja bem, ao sermos criados o Senhor nosso Deus diz: Façamos o ser humano parecido conosco. Porém esse ser humano até então, não tinha muito valor, passava os seus dias andando de um lado para o outro naquele Paraíso sem nada produzir.

Então aparece o tão comentado (PECADO), o ser humano foi criado perfeito, semelhante ao Próprio Deus, e de um momento para o outro, acontece algo que detona a vida do ser humano, o tão discutido PECADO. Como eu tenho dito em outras oportunidades, eu no lugar de Deus, a partir de então para mim o ser humano não teria mais nenhum valor. Porém, se nós continuarmos lendo a História Sagrada, teremos a maravilhosa oportunidade de ver algo que deixa até mesmo, os técnicos em Teologia perplexos, teremos a oportunidade de ler algo como: O Deus Todo-Poderoso falando, certamente com o Seu Amado Filho, rodeados pelo Seu Santo Espírito, Ele diz: Filho, o ser humano agora é igual á Nós: ― Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o ser humano agora, é como um de nós, sabendo o bem e o mal;

 

P 02

ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também do fruto da árvore da vida, coma, e viva eternamente agora em pecado, o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado. (Bíblia Sagrada) Gên. 3: 22-23. Você acabou de ler, prestou atenção? Eis que o ser humano agora é como um de nós, ou seja, é igual á nós. Como igual á nós? Ora conhecendo o bem e o mal, capaz de sorrir, e também capaz de chorar. O ser humano que aderir á fé que há em Cristo Jesus, o ser humano que abandonar o mundo e o pecado, aceitar á Cristo Jesus como seu único e suficiente Salvador, viver pela fé neste Mundo difícil que ai está, e um dia chegar à presença de Deus, esse ser humano fará parte da Existência do Mesmo Deus Todo-Poderoso!

Só que para isso nós, você e eu precisamos ter dentro de nós um pouco de (Zaqueu). Qual o diretor de uma coletoria, seria capaz de sair de trás da sua mesa, de dentro do seu gabinete, e ir lá para a calçada, só para ver um tal de Jesus Cristo, passar? Qual dessa categoria sairia detrás da sua mesa, de dentro do seu confortável gabinete, e iria para a rua e sairia correndo pelo meio da multidão, subiria numa árvore só para ver um tal de Jesus? Zaqueu, o chefe dos coletores de impostos do império romano na cidade de Jericó, o homem rico, teve essa disposição, ele sentiu em seu coração; eu preciso ver Jesus o Cristo! Na verdade é aquilo que nós já conhecemos: ― Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; porém, isso não vem de vós; é dom de Deus, é um presente Divino. (Bíblia Sagrada) Efé. 2: 8.

Nós não podemos nos esquecer, que nem todos os seres humanos receberão esse presente. O Senhor Jesus o Cristo, foi prático quando disse: ― Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos porque muitos são chamados, mas poucos serão escolhidos. (Bíblia Sagrada) Mat. 20 16. O que a humanidade de um modo quase em geral não sabe, é que no Coração de Deus, tudo está determinado, nada acontece por acaso, como acabamos de ler, nem todos os que são chamados são escolhidos! Ou seja, lá no futuro, teremos uma quantidade reduzida de almas preciosas que chegarão naquele grande dia à Santa Presença de Deus. E assim, quantas e quais, já estão determinadas desde antes de tudo acontecer.

E aqui nós temos a oportunidade de ver um Zaqueu, fazendo qualquer negócio para simplesmente chegar perto de Jesus o Cristo! E assim nós temos a feliz oportunidade, de ler, de ouvir, Jesus em outras palavras, falando: Zaqueu, você é um dos escolhidos, Zaqueu, eu quero ir à sua casa!!! Depois daquela frase, muitas daquelas pessoas que estavam seguindo Jesus, certamente o abandonaram, pois, Jesus acabara de falar que, Zaqueu, que para a população da cidade, era simplesmente o maior ladrão, era também um escolhido de Deus! ― E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. (Bíblia Sagrada) Luc. 19: 7.

Na verdade a partir daquele momento que os nossos pais, Adão e Eva pecaram, cometeram um crime contra Deus o nosso Criador, sobrou dentro do coração do ser humano uma necessidade enorme de voltar à presença de Deus, e no Coração de Deus, um enorme desejo que tal aconteça. Porém isso tem que acontecer exibindo um certo grau de valor, e no caso do nosso personagem em questão, ZAQUEU na realidade houve um empenho muito grande, daí aquela frase valorosa: Zaqueu hoje eu quero pernoitar na sua casa. ― E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu desça depressa, porque, hoje, me convém pousar em sua casa. (Bíblia Sagrada) Luc. 19: 5. Ou seja, Jesus o Cristo encontrou ali alguém que realmente preenchia os requisitos de Deus. Alguém, capaz de deixar de lado todos os valores pessoais, porém, ir em busca dos seus valores espirituais. Valores espirituais positivos, ou negativos, são o que sobrará lá no final de tudo.

 

P 03

Valores positivos, que levarão o ser humano de volta à presença do seu Criador, e valores negativos, que levarão a grande massa da humanidade infelizmente, à perdição! Imagine… haviam, ali centenas de homens e mulheres que lutavam uns contra os outros por um lugar especial perto de Jesus. Cada um sentindo-se com mais direito do que o outro, e de repente o Mestre olha para quem não esperava nada, para quem se sentia indigno, insignificante, perdido entre os galhos de uma árvore, e o chama pelo nome: “Zaqueu”. Como podemos ver aqui, Jesus estava sendo acompanhado por uma multidão, e de repente é como ter chegado á conclusão que aquela multidão, não tinha muito valor, a alma preciosa, a vida que preencheria os requisitos de Deus estava lá em cima daquela figueira!

Na verdade no conceito de Deus, não importa de onde você é, não importa de onde você vem, não importa para onde você vai, importa sim, quem você É! Se nós olharmos com atenção para Jesus, para Deus de um modo geral, teremos a oportunidade de ver em termos; Deus dando a sua Vida pelo ser humano. ― E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lemá sabactâni? Isso, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Bíblia Sagrada) Mar. 15: 34. Aqui, Jesus ergue a cabeça e olha para os Céus, para por mais um momento contemplar o Rosto do Pai, e tudo que Ele vê é simplesmente Deus pelas costas. Se nós pudéssemos perguntar há Deus o Pai porque isso, teríamos a seguinte resposta: Não suporto mais ver o sofrimento do Meu Amado Filho!!!

Dai a pergunta, porque me desamparaste? Zaqueu, apesar da sua profissão, apesar dos seus deslizes profissionais, como subornos, e até mesmo roubos, muitas vezes tomando para si propriedades de pessoas que não podiam pagar os seus impostos, mas dentro daquele peito existia um coração que fazia jus o seu nome, ZAQUEU = PURO! A história nos conta que ele era o responsável pela coletoria da sua cidade, era muito rico, porém era de pequena estatura, ou seja, era baixinho. ― E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura, ou seja, era baixinho. (Bíblia Sagrada) Luc. 19: 2-3.

Costumamos dizer que na hora em que a fome aperta, o ser vivo é capaz de qualquer coisa, mais ou menos assim, agiu o nosso personagem, Zaqueu. À sua pequena estatura o impulsionou há agir de uma forma bem estranha, pois um homem na sua posição, correndo pelo meio da multidão, subindo numa árvore, só para ver Jesus, naquela época, seria uma situação bem estranha. ― E Zaqueu, correndo adiante, subiu numa figueira brava para ver Jesus, porque Ele havia de passar por ali. (Bíblia Sagrada) Luc. 19: 4. Mas nestes últimos (2.000) dois mil anos, nós temos visto milhares de homens e mulheres de Deus dando às suas próprias vidas por amor à sua Santa Obra.

Coisa que para muitos seria só mais uma loucura, para o Próprio Deus é verdadeiramente o máximo que o ser humano poderia fazer para agradar á Deus. ― E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim. (Bíblia Sagrada) Mat. 10: 38. Na verdade é o que muitos dos nossos dias estão pensando, aceitar á Cristo como salvador, e começar á ficar milionário, e a partir de então, será só alegria. Porém, como acabamos de ler, não é bem isso que está escrito, nós vivemos num mundo de dor, um mundo de sofrimento, e neste mundo nós estamos sendo preparados para uma Eternidade lá Presença do Senhor nosso Deus. ― E cantavam um novo cântico, dizendo:

 

P 04

Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens e mulheres de toda tribo, língua, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. (Bíblia Sagrada) Ap. 5: 9-10. Reis e Sacerdotes, ou seja, lá na Eternidade nós os santos de Deus, seremos administradores políticos, e espirituais, e para tal nós estamos sendo preparados, nesta Terra com todos os sofrimentos que ela nos oferece. É daqui que o homem e a mulher de Deus sairão preparados para enfrentar uma transformação, e adquirir assim um corpo espiritual glorioso para chegar naquele grande dia lá na Presença do Deus Todo Poderoso. Sendo assim admitidos como santos de Deus, e alguns dias depois voltando para Terra para reinar com Cristo!

Porém, para isso quem sabe, tenha que abandonar o seu gabinete de luxo, sair correndo feito um louco qualquer, passar pelo meio da multidão e subir numa figueira, para então ser visto por Jesus, o Cristo. ― E Zaqueu, correndo adiante, subiu numa figueira brava para ver Jesus, porque Ele havia de passar por ali. (Bíblia Sagrada) Luc. 19: 4. No mundo de hoje as coisas funcionam geralmente ao contrário, as pessoas, estão procurando alcançar posições, riquezas, poder, e não pensando em se desfazer do que tem, simplesmente pensando numa vida após a morte, uma vida eterna! Pelo contrário, a grande maioria das pessoas, querem fazer uso daquilo que se chama fé, para enriquecer ainda mais.

Porém no meio dessa humanidade espiritualmente despreocupada, sempre encontramos mais um Zaqueu, alguém capaz de dar a própria vida por uma alma perdida, dar a própria vida pela Obra de Deus. ― E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. (Bíblia Sagrada) Mar. 16: 15. Quanto isso vai custar discutiremos depois. Eram (12) doze Apóstolos, só um deles, João depois de muito ter sido martirizado, morreu aos (100) anos de idade de morte natural, os outros todos foram martirizados e mortos, degolados, crucificados, apedrejados e ai por diante! Nesses (2000) dois mil anos de história da Igreja, em muitas épocas os verdadeiros cristãos têm sido amontoados e queimados vivos como verdadeiros lixos.

Na verdade não existe nenhuma promessa de felicidade para o verdadeiro cristão neste mundo, na realidade nós tivemos a triste oportunidade de ver o sofrimento começando pelo Próprio Cristo, passando por todos os seus seguidores até agora. Todavia é o que está escrito: ― Tenho-vos dito isso, para que em mim tenham paz; Porém, no mundo terão aflições, mas tenham bom ânimo; eu venci o mundo. (Bíblia Sagrada) João 16: 33. E ai vem aquela pergunta, será que o nosso personagem sabia disso, ou seja, será que Zaqueu sabia que o Própria Cristo, em mais alguns dias seria crucificado e morto? E praticamente todos os que estavam com Ele passariam pela mesma situação? Na verdade existe uma eternidade há espera do ser humano, uns para a vida Eterna, e outros para a morte eterna, porém todos nós chegaremos lá!

Muitos têm trocado as suas vidas neste mundo, por um descanso, por uma vida Eterna, que acontecerá após algo conhecido como ressurreição! Então lá na Eternidade, teremos a oportunidade de ver um número de almas ressuscitando para a Vida Eterna, e infelizmente a grande massa da humanidade ressuscitando para a perdição, para a destruição. Dai entra a disposição de Zaqueu, correndo em busca de uma oportunidade, de um encontro com Jesus, o Cristo, o Salvador da humanidade, aliás, coisa que até então ele não sabia. ― Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso, os visitaste, e destruíste, e apagaste toda a sua memória. (Bíblia Sagrada) Isa. 26: 14.

  

P 05

Porém, os (Zaqueus) da vida, aqueles que trocaram os seus gabinetes de luxo por um (galho de árvore) lá na beira da rua, aqueles que deixaram o mundo e o pecado, aqueles que não se preocuparam com esta vida passageira, mas com o futuro, com uma vida Eterna, mesmo os que dormem no pó da Terra, um dia ressuscitarão: ― Os teus mortos viverão, os teus mortos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos. (Bíblia Sagrada) Isa. 26: 19.  Na verdade são poucos, os que estão preocupados com coisas dessa natureza, a preocupação da massa da humanidade na verdade é com esta vida, com o que comer, com o que beber, com o que vestir, o palacete para morar, o carrão de luxo, e ai por diante.

Eu por exemplo, aprendi algo bem diferente, acredito que de toda a humanidade eu seja um dos poucos, aprendi há agradecer á Deus pela vida, e muito mais pela morte. Pois eu cheguei á uma conclusão, que se eu não tivesse nascido, não teria nenhuma importância, porém, se eu não morrer as coisas se complicarão. Dai uma rapidíssima história de um Zaqueu qualquer, muito me chama atenção, pois não são muitos dentre a humanidade com este entendimento, eu preciso ver Jesus, o Cristo! Lá atrás nós lemos uma frase que diz: E Zaqueu correndo adiante subiu numa figueira, veja bem, muitas vezes não importa o tamanho do obstáculo, o que faz toda a diferença é nada mais, nada menos que o nossa disposição para vencê-lo.

― Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer do fruto da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus. (Bíblia Sagrada) Ap. 2: 7. Todavia para tal precisamos nos dispor, á enfrentar a multidão, subir na figueira, e nos colocarmos há disposição do Mestre. Porém, como eu tenho dito, são poucos os que estão dispostos á tal coisa. Como nós podemos ver aqui, Zaqueu conseguiu o que precisava, comoveu o Coração de Jesus, conseguiu mover o Coração de Deus! Você meu caro leitor(a) também alcançará um espaço na Eternidade, lá na Presença de Deus. Veja bem, nós lemos lá no início que Jesus ia passando.

Não estava escrito que ele ia ter um encontro com Zaqueu, Ele ia passar direto, mas, Zaqueu fez com que algo todo especial acontecesse em sua vida, através de sua fé. Lembre-se, a palavra de Deus diz que tudo é possível ao que crer. Use essa fé poderosa que Deus te deu, chame a atenção de Jesus como fez o nosso personagem chamado, Zaqueu e conquiste bênçãos e vitórias em tua vida. ― Quem vencer herdará todas as coisas, eu serei seu Deus, e ele será meu filho. (Bíblia Sagrada) Ap. 21: 7. É bom lembrar que para vencer, nós precisamos lutar, para chamar a atenção de Jesus de repente precisamos correr pelo meio da multidão e subir numa figueira brava. Todavia, não é nada disso que a humanidade está querendo fazer, muitos estão querendo chamar a atenção das outras pessoas, geralmente para adquirir, fama, poder, e dinheiro.

Quando Jesus diz, no Mundo terão sofrimentos, automaticamente a maioria foge Dele, pois a maioria da humanidade que vive correndo em buscas religiosas, não é para a Eternidade, e sim para esta vida. Geralmente algo que seja exatamente ao contrário, algo que traga felicidade para esta vida, para este mundo. E ai quando vemos um Zaqueu abandonando tudo para ir ao encontro de Jesus, realmente ficamos perplexos! Uma coisa é certa, é maior o valor de um Zaqueu, largando tudo voluntariamente, do que, digamos Moisés para se encontrar com Deus, sendo obrigado há fugir para o Deserto. ― O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então, temeu Moisés e disse: Certamente este negócio foi descoberto.

  

P 06

Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço. (Bíblia Sagrada) Êxo. 2: 14-15. Como podemos ver aqui, o nosso grande patriarca, talvez o maior HOMEM de Deus de toda a história sagrada, Moisés, só largou as dependências do Palácio de Faraó do qual ele Moisés era então herdeiro, quando as coisas se complicaram para o seu lado. Mas havia uma determinação Divina, certamente havia um chamado de Deus, mas Moisés só ouviu quando as coisas apertaram para o seu lado. Então depois de tudo vamos para o Deserto, e lá vamos esperar (40) quarenta anos para ouvir aquela Vós:

― E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, á Horebe. E apareceu-lhe o Anjo do SENHOR em uma chama de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E, vendo o SENHOR que se virava para lá para ver, bradou Deus á ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui. (Bíblia Sagrada) Êxo. 3: 1-4. Aqui nós temos a oportunidade de ver o nosso patriarca Moisés, depois de (40) quarenta anos de muita solidão, de muito sofrimento naquele Deserto. Zaqueu, levou o Senhor Jesus para a sua casa, e lá se colocou à disposição do Senhor dizendo o seguinte:

― E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres, metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado (roubado) alguém, o restituo quadruplicado. (Bíblia Sagrada) Luc. 19: 8. Veja você a disposição do homem, na minha maneira de ver, uma criatura dessa não teria como Deus rejeitar, não teria como Jesus passar debaixo daquela figueira e não vê-lo. Nas portas dos Templos evangélicos de hoje nós temos a infelicidade de ver de tudo, ricos querendo ficar bilionários, pobres querendo alguma coisa para comer, doentes querendo ser curados, pessoas sem nenhum valor social querendo se tornar importantes, e ai por diante. No entanto nós olhado para a história temos o prazer de ver coisas dessa natureza, pessoas se dispondo de tudo, só para alcançar a Graça de Deus. Zaqueu, este nome ficará gravado no meu coração.

É interessante que a gente passa uma vida lendo, ouvindo e muitas vezes não dando nenhuma importância, há coisas tão pequenas e no entanto, tão importantes. Mas agradeço á Deus porque de repente o Espírito Santo, se manifesta, fazendo com que as pessoas possam ver, entender, sentir, e então uma simples mensagem pode dar muito o que se comentar, e ai está, uma rápida mensagem que pode nos alertar para um recomeço, quem sabe, para uma nova caminhada de fé, nos fazendo chegar mais perto de Deus através da humildade e do conhecimento da Sua Santa Palavra. Zaqueu, um nome que não poderia passar em branco nas nossas vidas, eu só espero que esse nome que mexeu com o meu coração, possa fazer o mesmo com o seu coração, e quem sabe, mudar à sua vida também!

 

Sem mais atenciosamente:

 

 Pr. Manoel Teixeira
Site:
http://www.assotera.com
E-mail:
man.tex@hotmail.com
Fones: (47) 3248-5126 / Cel. 99985-7616
WA
ASSOCIAÇÃO TEOLÓGICA RENASCER  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.