— Deparou, pois o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe; (Bíblia Sagrada) Jon. 1: 17.
Mar dos Milagres
P 1
Mar Mediterrâneo, mar situado entre a Europa, Ásia e, a África. Comunica com o Oceano Atlântico pelo o estreito de Gibraltar e com Mar Vermelho pelo canal de Suez. A sua profundidade máxima atinge aproximadamente 5000 metros. A sua extensão é de 3.700 km e, uma superfície de cerca de 3 milhões de Km 2. Formava o limite ocidental da Terra da Promissão. Assim o povo chamava-o simplesmente:
O MAR: — Os amalequitas habitam na terra do sul; os heteus, os jebuseus, os amorreus habitam na montanha: E os cananeus habitam ao pé do MAR, e pela ribeira do Jordão. (Bíblia Sagrada) Núm. 13: 29. — Gileade ficou dalém do Jordão, e Dã por que se deteve em navios? Aser se assentou nos portos do MAR, e ficou nas suas ruínas. (Bíblia Sagrada) Jui. 5: 17. — Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do MAR. Ele te dirá o que deves fazer. (Bíblia Sagrada) Atos. 10: 6.
O GRANDE MAR: — E SUCEDEU que, ouvindo isto todos os reis, que estavam daquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do GRANDE MAR, em frente do Líbano, os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus, e os jebuseus, Será, porém, o termo da banda do ocidente o MAR GRANDE e o seu termo; este é o termo dos filhos de Judá ao redor, segundo as suas famílias. (Bíblia Sagrada) Jos. 9: 1. – 15: 12. — E junto ao termo de Gade, ao sul, da banda do sul, o termo será desde Tamar até as águas da contenda de Cades, para o lado do ribeiro até ao MAR GRANDE. (Bíblia Sagrada) Eze. 48: 28.
O MAR DOS FILISTEUS: — E porei os teus termos desde o Mar Vermelho até ao MAR DOS FILISTEUS, e desde o deserto até ao rio: Porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fora de diante de ti. (Bíblia Sagrada) Exô. 23: 31.
O MAR OCIDENTAL: — Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso: Desde o deserto, e desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até ao MAR OCIDENTAL, será o vosso termo. (Bíblia Sagrada) Deu. 11: 24.
Dentro do Mediterrâneo ainda estão outros mares, como Mar da Ligúria, Mar de Tirreno, Mar Jônico, Mar Adriático e, o Mar Egeu e, ainda fazem parte dele, Ilhas como Malta ou Melita, Sicília, Creta, Chipre e, outras sem contar as ilhas do Mar Egeu. O Mar Mediterrâneo ainda é considerado o mar do centro da terra.
O Mar Mediterrâneo talvez tenha sido um dos maiores palcos fluviais da história dos hebreus e, mesmo do que nos conta a Bíblia sagrada. Se nós olharmos para um passado bem distante veremos a madeira do Templo de Salomão navegando em balsas pelo “Mar Mediterrâneo”. Madeiras de cedro do Líbano que eram cortadas e, transportadas até um porto de Tiro e, em balsas ou jangadas navegavam até Jope.
P 2
— E Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, enviou também madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros, que edificaram à Davi uma casa. (Bíblia Sagrada) II Sam. 5: 11. — E enviou Hirão a Salomão, dizendo: Ouvi o que me mandaste dizer. Eu farei toda a tua vontade acerca dos cedros e acerca das faias. Os meus servos os levarão desde o Líbano até ao mar e, eu os farei conduzir em jangadas pelo mar até ao lugar que me designares e, ali os desamarrarei; e tu os tomarás; tu também farás a minha vontade, dando sustento à minha casa. Assim deu Hirão à Salomão madeira de cedros e madeira de faias, conforme a toda a sua vontade. (Bíblia Sagrada) I Reis 5: 8 – 10. Porém o Mar Mediterrâneo ainda é uma fonte de riquezas para a história dos hebreus e, para a Bíblia Sagrada.
Viveu num passado não muito distante um homem de Deus, um Profeta chamado Jonas, um nome hebraico que em português quer dizer (rola); (pombo); se o nosso amado rola não foi um grande profeta, porém foi talvez o maior missionário da terra: Pois a sua pregação ganhou um grupo de aproximadamente cento e vinte mil almas em apenas três dias de pregação. — Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento e, fez-se no mar uma grande tempestade e, o navio estava para quebrar-se. E então temeram os marinheiros e, clamava cada um ao seu deus e, lançavam no mar as fazendas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém desceu aos lugares do porão e se deitou e, dormia um sono profundo.
E o mestre do navio chegou-se à ele e, perguntou-lhe: Que tens dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos. (Bíblia Sagrada) Jon. 1: 4 – 6. E o Profeta Jonas que havia desobedecido ao Senhor seu Deus, entrou num navio numa tentativa de viajar para uma terra distante. Por incrível que possa parecer, o homem de Deus em questão, não conhecia a Bíblia Sagrada: Pois ela ainda nem sequer existia. — E se, se esconderem no cume do Carmelo, buscá-los-ei e, dali os tirarei; e, se se ocultarem aos meus olhos no “fundo do mar ali darei ordem à serpente e ela os morderá”. (Bíblia Sagrada) Amós 9: 3. Deparou, pois o Senhor um grande peixe, para que tragasse o Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe; (Bíblia Sagrada) Jon. 1: 17.
— E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do grande peixe: E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor e, ele me respondeu; do ventre do inferno gritei e, tu ouviste a minha voz; (Bíblia Sagrada) Jon. 2: 1 – 2. O Mar Mediterrâneo ainda reserva para nós uma grande surpresa, pois o peixe que engoliu o nosso amado Profeta não foi uma baleia e sim um, “Canis Carchurus” ou cão do mar; alias por essa você também não esperava, não é mesmo. É digno de reparo que a Bíblia não diz que Jonas foi engolido por uma baleia; a palavra “ketos” traduzida por Figueiredo “baleia”, significa um “grande peixe” que, segundo o livro de Jonas, Deus tinha preparado e, como querem alguns uma baleia.
P 3
Este assunto é discutido minuciosamente por W. R. Bradlaugh em “The Christian’s Armoury” pág. 433, do qual traduzimos o seguinte: O Canis Carchurus, um tubarão ou um cão do mar, é conhecido por frequentador dos mares por onde um navio tem de passar, viajando de “Jope” a qualquer porto espanhol. Segundo todos os livros modernos de zoologia um Canis Carchurus tem um comprimento normal de 10 metros, quando adulto. O célebre naturalista francês Lacepede diz que o cão do mar pode engolir animais muito maiores que um homem sem os mutilar. As suas próprias palavras no “Histoires dês Poissons” são as seguintes: Os cães do mar têm uma queixada inferior com quase dois metros de extensão semicircular, o que nos deixa compreender como podem engolir animais inteiros tão grandes como eles mesmos.
É bem conhecido de todos os zoólogos que a voracidade dos cães do mar e, mesmo de toda a família dos tubarões, é tal que nunca mastigam o seu alimento, mas engolem tudo sem mastigar. Blumenbach, o eminente zoólogo alemão, no seu ‘Manual de História Natural’ como autoridade científica, afirma que se têm apanhado cães do mar com o peso de (cinco toneladas) e, que já foi encontrado até mesmo um (cavalo) inteiro no estômago de um cão do mar. (Bíblia explicada) livro de Jonas cap. 4. Meu caro, leitor você saberia me dizer qual a profundidade do inferno em que estava Jonas quando ele disse; do fundo do inferno clamei ao Senhor? Não: Ora, você acabou de ler, Jonas estava no ventre de um peixe no fundo do Mar Mediterrâneo; o mar tem 5000m. de profundidade, logo o inferno de Jonas tinha a profundidade de 5000m.
O Mar Mediterrâneo é realmente uma fonte quase que inesgotável de histórias maravilhosas, que os comentadores parecem fazer questão de omitir. No passado habitando no que hoje você conhece como faixa de Gaza, ou faixa do terror; existiu um povo conhecido como os “filisteus”: Gente essa que atormentou e, foi também atormentada por Israel. Pois os filisteus que você já ouviu ou leu tanto sobre os tais, são oriundos de uma ilha do Mar Mediterrâneo; ilha de Caftor ou ilha de Creta. Povo este que migrou para o continente e, habitou uma faixa de terra na costa do Mediterrâneo, hoje conhecida como faixa de gaza; uma faixa de terra que media aproximadamente 25 KL de largura por 80 KL de comprimento: Os filisteus, o povo do famoso gigante Golias.
O povo incircunciso, que migrara de Caftor, isto é, a ilha de Creta e habitava a Filístia: — Não sois vós para mim, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes? Diz o Senhor; não fiz eu subir a Israel da terra do Egito, e aos filisteus de Caftor, e aos siros de Quir? (Bíblia Sagrada) (Amós 9: 7). Eram descendentes de Cão, — Patrus, Caslu e de Creta, de quem os filisteus descendem. (Bíblia Sagrada) Gên. 10: 14. Adoravam dois deuses dos babilônios: Dagom e Astarote: — E tomaram os filisteus a arca de Deus, e a meteram na casa de Dagom, e a puseram junto a Dagom. — E puseram as suas armas no templo de Astarote, e o seu corpo o afixaram no muro de Bete-Sã. (Bíblia Sagrada) I Sam. 5: 2. – 31: 10.
P 4
As cinco cidades principais foram governadas pelos “cinco príncipes dos filisteus,” mencionados várias vezes: — Desde Sior, que está defronte do Egito, até ao termo de Ecrom para o norte, que se conta ser dos cananeus: Cinco príncipes dos filisteus, o gazeu, e o asdodeu, o ascalonita, o geteu, o ecroneu, e os aveus; — Cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, sidônios, e heveus, que habitavam nas montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom, até à entrada de Hamate. (Bíblia Sagrada) Jos.13: 3. / Jui. 3: 3. — Como também os ratos de ouro, segundo o número de todas as cidades dos filisteus, pertencentes aos cinco príncipes, desde as cidades fortes até às aldeias, e até Abel, a grande pedra sobre a qual puseram a arca do Senhor, que ainda está até ao dia de hoje no campo de Josué, o bete-semita. Ouvindo pois os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mizpá, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel: O que ouvindo os filhos de Israel: Temeram por causa dos filisteus. (Bíblia Sagrada) I Sam. 6: 18. – 7: 7; etc.
Dominavam os Israelitas: — E OS filhos de Israel tornaram a fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos. Então três mil homens de Judá desceram até à cova da rocha de Etã, e disseram a Sansão: Não sabias tu que os filisteus dominam sobre nós? Por que pois nos fizeste isto? E ele lhes disse: Assim como eles me fizeram a mim, eu lhes fiz a eles. (Bíblia Sagrada) Jui. 13: 1. – 15: 11. — E em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava: Porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada nem lança. (Bíblia Sagrada) I Sam. 13: 19.
Derrotados pelos Israelitas: — Então trepou Jônatas com os pés e com as mãos, e o seu pajem de armas atrás dele: E caíram diante de Jônatas, e o seu pajem de armas os matava atrás dele. E sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu pajem de armas feriram até uns vinte homens, quase no meio de uma geira de terra que uma junta de bois podia lavrar. E houve tremor no arraial, no campo e em todo o povo; também a mesma guarnição e os destruidores tremeram, e até a terra se alvoroçou, porquanto era tremor de Deus. Olharam pois as sentinelas de Saul em Gibeá de Benjamim, e eis que a multidão se derramava, e fugia batendo-se. (Bíblia Sagrada) I Sam. 14: 13 – 16.
Mataram Saul e Jônatas: — OS filisteus, pois, pelejaram contra Israel: e os homens de Israel fugiram de diante dos filisteus, e caíram atravessados na montanha de Gilboa. E os filisteus apertaram com Saul e seus filhos: E os filisteus mataram a Jônatas, a Abinadabe, e a Malquisua, filhos de Saul. E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e muito temeu por causa dos flecheiros.
P 5
Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito: Então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela. Vendo pois o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele. Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia. (Bíblia Sagrada) I Sam. 31: 1 – 6. As suas cidades principais eram; Gaza, Asdode, Ascalon, Gate e, Ecron e, assim você conhece mais um pouquinho do “Mar Mediterrâneo”. O Apóstolo Paulo ainda passou grande parte de sua vida navegando sobre o “Mediterrâneo”, em sua última viagem à Roma o navio em que viajavam, o então prisioneiro Apóstolo Paulo, naufragou nas imediações de uma ilha conhecida como “Malta ou Melita”.
E havendo escapado então souberam que a ilha se chamava Malta ou Melita. E os bárbaros usaram conosco de não pouca humanidade; porque, acendendo uma grande fogueira, nos recolheram a todos por causa da chuva que caía e, por causa do frio. — E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de lenha e, pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão. E os bárbaros vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente esse homem é assassino, visto como, escapando do mar, a Justiça não o deixa viver. Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não padeceu nenhum mal.
E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito e, vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus. (Bíblia Sagrada) Atos 28: 1 – 6. Ainda no Mar Egeu, mar que fica dentro do Mediterrâneo, temos tal vez a maior das histórias relacionadas a Bíblia Sagrada. Nós não sabemos mais exatamente dizer hoje em dia, qual seria das ilhas, mas em um ponto do Mar Egeu, havia no passado uma ilha chamada “Pátmos”; Ilha essa que foi nada mais nada menos que o cenário para a exibição do APOCALIPSE. — Eu João, que também sou vosso irmão e, companheiro na aflição, no reino e, na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Pátmos, por causa da palavra de Deus e, pelo testemunho de Jesus Cristo.
E fui arrebatado em espírito no dia do Senhor e, ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: O que vês, escreve-o num livro e, envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: À Éfeso, Smirna, Pérgamo, Tiatira, Sardo, Filadélfia e, Laodicéia. E virei-me para ver quem falava comigo. E virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais um semelhante, ao Filho do homem, vestido até aos pés de um vestido comprido e, cingido pelos peitos com um cinto de ouro. (Bíblia Sagrada) Ap. 1: 9 – 13. Como você pode ver meu caro leitor(a), o Mar Mediterrâneo, não é feito só de monstros marinhos; muitas maravilhas revelando a bondade de Deus para com a humanidade naquele grande palco fluvial também já foram apresentadas aos homens de boa vontade.
P 6
Espero que estas humildes linhas desperte você para continuar todo dia em busca de mais conhecimento; pois a sua Bíblia Sagrada assim nos incentiva quando está escrito: — Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (Bíblia Sagrada) II Ped. 3: 18. — Bem-aventurado aquele que lê e, os que ouvem as palavras desta profecia e, guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. (Bíblia Sagrada) Ap. 1: 3.
Sem mais atenciosamente:
Pr. Manoel Teixeira
Site: www.assotera.com
E-mail: man.tex@hotmail.com
Fones: (47) 3248-5126 / cel. 99985-7616
ASSOCIAÇÃO TEOLÓGICA RENASCER