N O E M I

Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-poderoso. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 20.

N O E M I

 

P 01

Noemi, uma palavra, um nome de origem Hebraica, que traduzido quer dizer,

simplesmente, (Amável, Agradável)!

 

Na História Sagrada nós tivemos a oportunidade de conhecer uma personagem muito especial, chamada Noemi. Personagem esta que tem passado para as gerações futuras, um legado de fé, de força, de perseverança naquilo que fez. Há quem diga que, na Bíblia Sagrada o livro de Rute seja apenas mais um romance, todavia, nós não temos certeza, enquanto isso não se confirmar nós temos ali uma história maravilhosa. Seja como for o livro de Rute nos fala de Noemi como sendo realmente uma criatura da melhor qualidade! ― E era o nome deste homem (Elimeleque = Deus é Rei), o nome de sua esposa Noemi, e os nomes de seus dois filhos, Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e ficaram ali. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 2. Imagine você uma crise no seu país, ao ponto de não ter mais condições de sobrevivência, então ser obrigado á tomar a sua família, esposa e filhos e sair mundo à fora procurando uma readaptação familiar, um meio de vida, alguma coisa para comer, para beber, um meio de sobreviver!

Foi mais ou menos o que aconteceu com Elimeleque e sua família, Noemi sua esposa, e os seus dois filhos. Numa crise num Israel lá do passado, Elimeleque toma o seu pessoal e sai á procura de um meio de sobrevivência. Nós não podemos nos esquecer que o nosso Criador ao nos criar, Ele assumiu a responsabilidade de cuidar de nós, se nós olharmos para o livro de Jó, podemos ver ali uma mensagem maravilhosa! ― Quem prepara para os corvos o seu alimento, quando os seus filhotes gritam á Deus e andam vagueando, por não terem que comer? (Bíblia Sagrada) Jó 38: 41. Vaja bem, se Ele, Deus se responsabiliza pelo sustento de um filhotinho de urubu, quanto mais pela vida de uma família de seres humanos.

Essa família abandonou o seu País, à sua Nação, atravessou a fronteira e foi para um País estranho chamado (Moabe, HEBRAICO = Família de um Pai, PT). Na nova morada se acertaram e viveram por um tempo, mas não foi muito longe, e Elimeleque, o chefe da família veio á falecer, deixando assim Noemi viúva com os dois filhos, isso num País distante, longe da sua Nação. E morreu Elimeleque, esposo de (Noemi = Agradável); e ficou ela com os seus dois filhos, os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 3-4. Na verdade aqui existia da parte do Senhor nosso Deus um plano, um projeto todo especial para a vida de Noemi.

Deus com tudo isso estava resgatando, nada mais, nada menos que uma moça chamada RUTE, e para isso Ele, Deus estava usando todos esses elementos, inclusive a vida, e os valores sociais de uma mulher chamada Noemi. Todavia aqui nós temos de ver o esposo de Noemi falecendo e deixando-a jovem e com dois filhos adolescentes, tudo isso longe do seu País, longe da sua Nação, da sua gente! Mais um pouco os filhos crescem, e assim chega à hora de casarem, então eles escolhem: Orfa e Rute. ― E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 3-4.Não parece real, parece que não demorou muito e os dois filhos também morreram.

 

P 02

Olhando com calma nós podemos ver aqui, a Mão de Deus operando, muitas vezes nós ficamos apavorados vendo algo acontecer parecendo sem nexo, todavia em toda a existência operam as Mãos Divinas. Como acabamos de ver, o esposo faleceu em plena juventude, e em seguida vão também os filhos mais jovens ainda! Deixando assim a nossa personagem Noemi, jovem, viúva e sem ter para onde se virar, sobrando apenas duas noras que também não sabiam o que fazer da própria vida. Porém, o plano de Deus de recolher uma moça chamada RUTE do meio do seu povo e lavá-la para Israel, para vir á fazer parte daquela nação, ainda estava de PÉ. ― E morreram também ambos os filhos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu esposo. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 5.

Coloque-se você meu caro leitor(a) no lugar daquela pobre mulher, isso tudo num mundo, numa sociedade inteiramente diferente, há quase (3.500) três mil e quinhentos anos atrás, onde uma mulher viúva se não tivesse alguém para socorrer poderia facilmente morrer de fome. E lá ficou a Srª. Noemi, como se diz no Brasil, sem ter onde cair morta. Porém, por trás de tudo isso havia um projeto Divino, e sendo assim, lá no final tudo daria certo. Mas, quantos dos nossos dias teriam força para confiar, e esperar para ver o resultado de todo aquele sofrimento, na verdade vivemos num mundo difícil, um mundo de dor e muito sofrimento, mas tem hora que parece que o Universo desaba sobre as nossas cabeças, e o Senhor nosso Deus esquece-se de mandar alguém recolhe-lo, parece que a história da nossa amada Noemi passou por esse termo!

Parece que chegou a hora de um pouquinho de alívio, e a Srª. Noemi ouviu falar que Deus havia se lembrado de Israel, que as coisas haviam melhorado na sua Terra. Então não tendo mais nada que fazer em Moabe, ela resolve voltar para casa, voltar para Israel, para a sua Nação. ― Então, Noemi se levantou com as suas duas noras, e voltou dos campos de Moabe para Israel, pois ela ouviu falar que o SENHOR Deus tinha visitado o seu povo, fazendo com que a terra voltasse há produzir, dando-lhe assim, pão. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 6. E assim depois de tanto sofrimento a nossa amada personagem ouviu falar que as coisas na sua Terra haviam mudado, haviam melhorado, a tempestade havia passado, e a Terra voltara há produzir, trazendo assim de volta alimento para à mesa do seu povo!

Então ela pensou, sendo assim deve haver lá um lugarzinho de volta para mim. Só o que ela não esperava, seriam as duas noras acompanhando-a como se fossem suas filhas. Então chegou a hora de parar no caminho, conversar, aconselhando-as á voltarem para suas casas, para as suas famílias. ― Pelo que saiu do lugar onde estivera, e as suas duas noras, com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá, disse Noemi às suas duas noras: Voltem cada uma à casa de seus pais; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e para comigo. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 7-8.

A história nos conta que Orfa, certamente cheia de tristeza aceitou a ideia de voltar, e certamente ir para casa dos seus pais, mas RUTE não teve jeito, ela parece que tinha uma ideia fixa, eu vou junto com você e não tem volta. Afinal, é como você já leu lá atrás, havia uma determinação de Deus, todos aqueles acontecimentos tinham a Direção de Deus.  Rute, uma palavra, um nome HEBRAICO, que traduzido quer dizer, AMIZADE! ― Que o SENHOR Deus faça com que encontrem descanso cada uma em casa de seu futuro esposo. E, beijando-as, elas levantaram a sua voz, e choraram, e disseram-lhe: Certamente, iremos contigo ao teu povo. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 9-10.

 

P 03

Na verdade as duas noras, com a morte dos seus tão jovens esposos parece que ficaram tão desorientadas quanto a própria Noemi. Então Noemi, meio perdida, tenta aconselha-las, mas Rute não teve jeito, estava disposta á acompanhar sua sogra, á qualquer preço. Todas as coisas estão determinadas desde antes de tudo acontecer, o plano de Deus em todos aqueles acontecimentos, era resgatar a nossa amiga Rute, e traze-la para o meio do Seu povo Israel, pois ela viria há ser uma das mães do Senhor Jesus no decorrer da linhagem, da história.  ― Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá? (Bíblia Sagrada) Isa. 43: 13.E assim a nossa amiga Rute estava determinada há acompanhar sua sogra para onde quer que ela fosse.

― Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra e voltou; porém Rute se apegou a ela. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 14. É o que acabamos de ler, Noemi era toda agradável, e Rute era toda amizade, haviam sido preparadas exatamente para aquele dia e hora, exatamente para aquele momento. ― Pelo que disse: Eis que voltou sua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volte você também com a sua cunhada.  (Bíblia Sagrada) Rute 1: 15. Mas como veremos logo á diante, não teve jeito, a nossa amiga Rute estava determinada há acompanhar sua sogra para onde quer que ela fosse. Afinal como já dissemos antes, era uma determinação Divina, e assim tinha que ser. ― Disse, porém, Rute: Não insistas para que eu te deixe, para que eu me afaste de ti;

porque, aonde quer que tu fores, eu também irei, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu contigo; o teu povo será o meu povo, o teu Deus já é o meu Deus. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 16. Aliás, é lindo ver o Espírito de Deus agindo no coração do ser humano, fazendo com que este faça muitas vezes coisas bem interessantes, como largar tudo, pai, mãe enfim, o seu País, a sua Nação, para talvez nunca mais voltar lá, e nunca mais ver ninguém. Tudo isso para ir em busca, não tendo a menor ideia de que, deixando simplesmente a Vontade de Deus acontecer em sua vida. Noemi = Agradável, com uma sogra dessas a nossa amiga RUTE, só poderia ser (AMIZADE)!

Não parece real, mas dê só uma melhor atenção nessa frase, Rute era só uma moça, mas estava tão decidida há acompanhar Noemi que chegou á este ponto: Onde tu morreres eu também morrerei contigo! ― Onde quer que morreres, eu morrerei também e ali e serei sepultada; me castigue o SENHOR se outra coisa nos separar que não seja a morte. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 17. Finalmente Noemi chegou á conclusão que Rute não tinha jeito, se é assim então vamos embora, é difícil até mesmo de imaginar como seria uma viagem de um País para outro, á pé, num caminho desconhecido, levando alguma bagagem, tudo isso há (3.500) três mil e quinhentos anos atrás. E assim as nossas amigas viajaram até a Cidade de Belém de Judá, a Cidade do nosso Amado Salvador Jesus o Cristo!

Ao chegar em Belém, as pessoas que conheciam Noemi, ao revela, agora sem o esposo e sem os filhos, tendo Rute a acompanhando, não entendiam nada, daí muitas perguntas, é você mesma Noemi? ― Vendo Noemi, pois, que Rute estava resolvida há ir com ela, deixou de lhe falar nisso. Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram em Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e perguntavam: Não é esta Noemi? (Bíblia Sagrada) Rute 1: 18-19. Dá para imaginar o volume de lágrimas derramado por aquela pobre criatura tentando explicar tudo o que havia lhe acontecido naqueles últimos (10) dez anos que ela estava fora de Belém, fora de Israel!

 

P 04

As pessoas viram ela sair dali levando, um esposo e dois filhos e tudo o que uma família precisa para viver, e agora a veem, voltando praticamente sem nada. Daí, aquelas perguntas, você é mesmo Noemi? E assim chamando-a pelo seu nome ela replicava dizendo: ― Porém ela respondia: — Não me chamem de Noemi, agradável, Feliz. Me chamem de Mara, a Amargurada, porque o Deus Todo-Poderoso nestes últimos anos, me deu muita amargura. Quando saí daqui, eu tinha tudo, mas o SENHOR me fez voltar sem nada. Então, por que me chamar de Noemi, Feliz, se o Deus Todo-Poderoso me fez sofrer e me deu tanta aflição? (Bíblia Sagrada) Rute 1: 20-21. Eu por alguns momentos consigo me colocar no lugar de Noemi, consigo sentir um pouco do seu sofrimento, pois eu particularmente já mergulhei em cada situação, de chegar ao ponde de preferir até mesmo a morte!

E o caso da nossa amiga (Agradável) chega á ser realmente aterrorizante, pois se no lugar dela, fosse o esposo, fosse o homem, talvez fosse um pouco mais fácil! Mas, para uma pobre mulher á (3.500) três mil e quinhentos anos atrás, eu acredito que tenha sido uma situação desesperadora! Mas, em tudo na existência há um proposito da parte de Deus, como tenho dito e repito, por aqui nada acontece por acaso, todas coisas têm uma razão de ser, e no caso de Noemi, existia da parte de Deus, uma razão toda especial. E assim nós temos a oportunidade de ver aqui, o plano de Deus correndo maravilhosamente bem, na verdade, Noemi pagando o preço, mas lá vem a RUTE = Amizade, passo á passo cumprindo o seu destino.

― E foi assim que Noemi voltou de Moabe, trazendo consigo Rute, a sua nora moabita. Elas chegaram em Belém quando a colheita de cevada estava começando. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 22. Apesar de tudo, agora a nossa agradável personagem, já teria alguma coisa para comer ao chegar de volta à sua Terra, na sua cidade! ― Noemi tinha um parente chamado Boaz, que era um homem rico e muito importante. Ele era da família de Elimeleque, o esposo de Noemi. (Bíblia Sagrada) Rute 2: 1. Aqui nós começamos á ver o resultado da história de Noemi, o valor do seu sofrimento sendo transformado talvez, em benefício. Ou pelo menos em cumprimento da Vontade de Deus em ação, veja você meu caro leitor(a) quantas curvas, dá essa história para chegar até aqui.

Como eu tenho dito, e até mesmo escrito, o Deus que eu conheço, não faz (abra cadabra), ou seja, não faz mágica, o Senhor nosso Deus procura agir da forma mais natural possível, como no caso de Noemi muitas vezes nós pagamos o preço, isso é uma realidade. Existia em Israel, uma Ordem Divina, que dizia o seguinte: Na hora da colheita, vá deixando algum produto por onde passar, para trás sem colher, isso será para os pobres que possam entrar na roça e colhe-los para matar a fome! ― Um dia Rute pediu á Noemi: — Deixe que eu vá até as plantações para catar as espigas que ficam caídas no chão, ou ficam para trás sem colher. Talvez algum trabalhador me deixe ir atrás dele, catando as espigas que forem caindo. — então disse Noemi, vá, minha filha! (Bíblia Sagrada) Rute 2: 2.

E você meu caro leitor(a) sabe de quem era a roça, a qual Rute queria ir? Ora, era a roça do Sr. Boaz. ― Arão gerou a Aminadabe, e Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom, e Salmom gerou de Raabe a Boaz, e Boaz gerou de Rute, á Obede, e Obede gerou Jessé. (Bíblia Sagrada) Mat. 1: 4-5. Meu caro leitor(a) está conseguindo perceber onde estão chegando os Planos de Deus para a vida de Rute = Amizade, através da nossa amada Noemi (Agradável), veja você mesmo quantas curvas se fez para chegar até aqui. ― Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da geração de Elimeleque. (Bíblia Sagrada) Rute 2: 3.

 

P 05

Consegue perceber aqui a Vontade de Deus prevalecendo, apesar de tanto transtorno, tanto sofrimento, porém a Vontade de Deus acaba sempre prevalecendo nas nossas vidas, felizmente, graças á Deus por isso. O que ela Rute, e mesmo Noemi nunca podiam imaginar seria o que estava preparado para o futuro da jovem Rute, especialmente em ralação á Boaz, o então fazendeiro rica que ai aparece. E ao chegar de viagem Boaz logo vê Rute recolhendo espigas e preparando em molhinhos para levar para casa, porém ele não a reconhecendo pergunta ao seu colaborador, quem é essa moça? ― E eis que Boaz veio de Belém e saudou aos segadores: O SENHOR seja convosco. E eles responderam: O SENHOR te abençoe. Depois, perguntou Boaz ao seu moço encarregado dos os segadores: Quem é essa moça? (Bíblia Sagrada) Rute 2: 4-5.

O interessante dentre a humanidade, é que para o ser humano chamar a atenção, não precisa ser político, não precisa ser milionário, dependendo da circunstância basta ser simplesmente humano! Lá estava a nossa Rute, a nossa Amizade uma mendiga qualquer, colhendo na roça o que sobrava, o que era deixado exatamente para os pobres colherem! O fazendeiro ao chegar, certamente ele viu outras pessoas colhendo restolho, mas ele não viu mais ninguém, só quem lhe chamou a atenção foi exatamente Rute. ― Ele respondeu: — É a moabita que veio de Moabe com Noemi. Ela me pediu que a deixasse ir atrás dos trabalhadores, catando as espigas que fossem caindo. E assim ela está trabalhando desde cedo até agora e só parou um pouco para descansar debaixo do abrigo. (Bíblia Sagrada) Rute 2: 6-7.

Além de tudo era só mais uma lutadora, estava ali desde cedo, só parou um pouquinho para descansar, enquanto tiver o que colher, vamos trabalhar, e assim chamar a atenção até mesmo do fazendeiro quando ele chegar. ― Então Boaz disse a Rute: — Escute minha filha. Não vá catar espigas em nenhuma outra plantação. Fique aqui e trabalhe perto das minhas empregadas. Preste atenção e fique com elas no campo onde vão cortar espigas. Eu dei ordem aos empregados para não mexerem com você. Quando ficar com sede, beba da água que os empregados tirarem para beber. (Bíblia Sagrada) Rute 2: 8-9. O que me chama a atenção é que Deus por alguma razão vai buscar essa moça lá fora de Israel, lá fora da Sua Nação e assim encontra exatamente alguém com tanto valor que chega há ser inexplicável.

E assim a nossa Amizade que acabara de chegar, em um mundo distante e inteiramente desconhecido, já podia contar digamos com uma situação econômica praticamente garantida, ou seja, o pão de cada dia. Isso sem contar o que ainda viria pela frente. ― Aí Rute ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e perguntou: — Por que o senhor reparou em mim, e é tão bom para comigo, que sou só uma estrangeira? Boaz respondeu: — Eu ouvi falar de tudo o que você fez pela sua sogra Noemi desde que o seu esposo morreu. E sei que você deixou o seu pai, a sua mãe e o seu País, a sua Nação e veio viver entre gente que não conhecia. (Bíblia Sagrada) Rute 2: 10-11.

É aquilo que eu tenho dito, a partir do momento que nós nos colocamos na direção de Deus, Ele se encarrega de cuidar de nós, porém a partir do momento que nós assumimos a nossa própria responsabilidade Ele Deus nos abandona há própria sorte. Disse, porém, Rute: Não insistas para que eu te deixe, para que eu me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, eu também irei, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu contigo; o teu povo será o meu povo, o teu Deus já é o meu Deus. (Bíblia Sagrada) Rute 1: 16. E assim aqui nós tivemos a oportunidade de ver quando Rute diz: O teu povo será o meu povo, o teu Deus já é o meu Deus.

 

P 06

Veja bem essa moça havia se criado vendo os seus pais adorando tudo o que era porcaria, menos adorando á Deus, conforme está escrito: Em Espírito e em Verdade! Mas parece que a partir do momento que ela decidiu acompanha sua sogra, ela resolveu aderir á todas essas coisas que viessem agradar á Deus. É bem interessante, mas eu tenho dito e escrito, o que é bom já nasce feito e o que não presta não tem jeito! E aqui nós temos uma maravilhosa Rute, que se nós prestarmos melhor atenção veremos que, ela pode ter surpreendido uma boa parte da humanidade o mínimo estudiosa da História Sagrada. Nos nossos dias nós temos o desprazer de ver a massa da humanidade fazendo qualquer negócio com as coisas de Deus para obter um bom lucro financeiro, fama ou poder, todavia se olharmos para a História Sagrada de um modo geral veremos, quantos têm dado as suas vida pelo Nome de Deus e pela sua Santa Obra.

Por exemplo, se nós olharmos para a História dos Apóstolos de Cristo teremos a oportunidade de ver uma tremenda barbaridade, eram (12) doze Apóstolos, e no entanto só um deles morreu; como se diria de morte natural, um deles se suicidou, e outros (10) dez foram assassinados, tudo isso por amor à Palavra e a Obra de Deus. O Apóstolo Pedro, por exemplo, segundo a tradição, foi crucifica de cabeça para baixo. O Apóstolo João depois de ter sido martirizado umas três vezes e recuperado a saúde, acabou morrendo de morte natural. ― E assim Rute catou espigas no campo até de tarde. Depois debulhou os grãos das espigas que havia apanhado, e estes pesaram quase vinte e cinco quilos. Pegou a cevada, voltou para a cidade e mostrou à sua sogra o quanto havia catado.

Também lhe deu a comida que tinha sobrado do almoço. (Bíblia Sagrada) Rute 2: 17-18. E assim nós temos a oportunidade de ver uma mulher de (3.500) de três mil e quinhentos atrás com um valor quase que inigualável, mas a história continua, e ainda veremos maravilhas acontecendo por aqui. ― Então Noemi perguntou: — Onde é que você foi catar espigas hoje? Onde foi que você trabalhou? Que Deus abençoe o homem que se interessou por você! Aí Rute contou á Noemi que havia trabalhado na plantação de um homem chamado Boaz. E Noemi disse: — Que o SENHOR abençoe Boaz, que sempre tem sido bom, tanto para os que estão vivos como para os que já morreram! Noemi continuou: — Esse homem é nosso parente chegado e um dos responsáveis por nós. (Bíblia Sagrada) Rute 2: 19-20.

Aqui agora começava o aconchego: Boaz e Rute, parece que havia muito interesse não só da parte de Rute e Boaz, mas Noemi também ficaria feliz vendo sair dai um casamento, então Noemi começa á preparar Rute para um encontro amoroso com Boaz. ― Um dia Noemi disse a Rute: — Minha filha, preciso arranjar um esposo para você, a fim de que você tenha um lar, uma família. Você lembra que Boaz, o homem que a deixou trabalhar com as suas empregadas, é um dos nossos parentes? Pois bem! Esta noite ele vai debulhar a cevada. Faça o seguinte: Tome um banho, ponha perfume e vista o seu melhor vestido.

Depois vá até o lugar onde Boaz está trabalhando, mas não o deixe saber que você está ali, até que ele acabe de comer e de beber. (Bíblia Sagrada) Rute 3: 1-3. Nós não podemos nos esquecer, até mesmo nos dias de hoje cada povo tem suas maneiras de viver, de agir em certas situações, muito especialmente quando se trata de relacionamento amoroso, namoro, noivado, casamento e ai por diante. E num Israel de (3.500) três mil e quinhentos anos atrás, não podia ser diferente. E aqui você tem a oportunidade de ver um aconchego amoroso, pois o interesse em Rute, em Boaz, e até mesmo da parte de Noemi, sendo ela ex-sogra de Rute, e parente chegada de Boaz, ela Noemi, ver os dois unidos parece que era tudo o que ela queria. Dai Noemi então começa á preparar Rute para ter um encontro amoroso com Boaz.

 

P 07

Afinal de contas Boaz seria o homem certo para um bom relacionamento, seria um homem certo na vidinha de Rute, até aqui tão jovem, e tão sem sorte! Dê só uma olhadinha nessa mensagem, e veja o modo de agir daquela gente naquele tempo: ― Quando Boaz for dormir, olhe bem onde ele vai se deitar. Então vá, levante a coberta dos pés dele e deite-se ali. Ele dirá o que você deve fazer. Rute respondeu: — Vou fazer tudo o que a senhora disse. (Bíblia Sagrada) Rute 3: 4-5. Se compararmos com a nossa maneira de agir nesses casos nos nossos dias fica até mesmo difícil de aceitar. Mas já dissemos antes essas coisas se diferem de época, de povo, e de lugar. ― Ela foi ao lugar onde debulhavam as espigas e fez tudo o que a sua sogra havia mandado. Quando Boaz acabou de comer e de beber, ficou um pouco alegre e foi dormir perto de um monte de cevada.

Então Rute veio de mansinho, levantou a coberta dos pés dele e se deitou ali. (Bíblia Sagrada) Rute 3: 6-7. Viu só, comparando com a maneira de proceder nesses casos nos nossos dias não dá nem mesmo para acreditar, não é mesmo, mas lá naquela época era assim que funcionava. ― No meio da noite ele acordou de repente, sentou-se e ficou muito admirado de encontrar uma mulher deitada perto dos seus pés. Ele perguntou: — Quem é você? — Eu sou Rute, a sua empregada! — respondeu ela. — O senhor é nosso parente chegado e por isso tem o dever de me proteger. (Bíblia Sagrada) Rute 3: 8-9.  Certamente depois dessa o Sr. Boaz ficou sem entender nada, aliás, é o que acontece com a maioria dos nossos, muitas vezes vem aquela pergunta, como isso aconteceu?

Na verdade é aquilo que você já leu, em você habita a vontade de Deus, no seu pensar, no seu agir, no seu falar, nada acontece por acaso, tudo na sua vida está determinado pelo seu Criador. E assim, aqui o Senhor Deus poderia dizer, Boaz não se meta á (bobo), sou Eu o Deus Todo-Poderoso agindo na sua vida e na vida dessa moça, aliás, Eu, Senhor tenho um plano todo especial para às suas vidas! E desta forma, o que Deus tem preparado, para a sua vida e para a minha vida, querendo nós ou não vai acontecer, naquele dia e hora determinada. E como já falamos antes, o Senhor nosso Deus tinha para as vidas daquele casal um plano todo especial, o qual estava sendo colocado em prática naquele momento.

― Boaz respondeu: — Que o SENHOR a abençoe, minha filha! Você está mostrando maior lealdade à família do seu sogro naquilo que está fazendo agora do que naquilo que fez pela sua sogra. Pois você não foi procurar um homem mais moço, fosse rico ou fosse pobre. Agora, minha filha, não tenha medo. Na cidade toda gente sabe que você é uma mulher direita. Vou fazer tudo o que me pede. De fato, sou seu parente chegado e sou responsável por você. Mas acontece que há um homem que também é seu parente e até mais chegado do que eu. (Bíblia Sagrada) Rute 3: 10-12. Aqui o Sr. Boaz sendo uma pessoa honesta e de muito valor social, fez uso desses valores indo ao encontro do parente mais chegado de Noemi, e assim passando á ele tudo o que estava acontecendo.

Naquele tempo em Israel as coisas funcionavam assim, e as pessoas o mínimo, honestas agiam dessa forma, usando todos os seus valores sociais e honestidade. E assim enquanto o Sr. Boaz agia procurando não deixar como se diria brechas no relacionamento, para a nossa amiga Rute só lhe restava esperar o que poderia acontecer. ― Fique aqui o resto da noite, e de manhã nós veremos se ele, o parente mais chegado, quer ser responsável por você. Se ele quiser, muito bem; mas, se não quiser, prometo por Deus, o SENHOR, que ficarei com essa responsabilidade. Agora deite-se, e durma de novo.

 

P 08

Então Rute passou o resto da noite deitada aos pés dele. Enquanto ainda estava escuro, ela se levantou para não ser vista, pois Boaz não queria que ninguém soubesse que uma mulher havia ido lá. Então Boaz disse: — Tire a sua capa e estenda no chão. Ela estendeu, e ele despejou na capa uns vinte quilos de cevada e a ajudou a pôr no ombro. Aí Rute voltou para a cidade. Quando ela chegou em casa, a sua sogra perguntou: — Como foram as coisas, minha filha? Rute contou tudo o que Boaz tinha feito por ela. E disse ainda: — Ele também me deu toda esta cevada e disse: “Não volte para casa sem levar alguma coisa para a sua sogra”. Então Noemi disse: — Agora, minha filha, tenha paciência e espere para ver o que vai acontecer. Pois Boaz não vai descansar enquanto não resolver esse assunto, ainda hoje. (Bíblia Sagrada) Rute 3: 13-18.

Como você leu lá atrás, é bonito ver o Espírito de Deus agindo nas vidas das pessoas, mas também é bonito ver as pessoas, o mínimo honestas, agindo com toda a honestidade! E ai o Sr. Boaz, certamente demasiadamente interessado naquela situação, mas dando tempo ao tempo, e agindo assim da melhor maneira possível para não deixar falha no relacionamento. ― Boaz foi até a praça que ficava ao lado do portão da cidade e sentou-se ali. Nesse momento apareceu o parente mais chegado de Elimeleque, aquele de quem Boaz havia falado. E Boaz lhe disse: — Meu amigo, venha aqui e sente-se. Ele foi e sentou-se. Então Boaz chamou dez pessoas importantes da cidade e disse: — Sentem-se aqui.

Eles se sentaram, e Boaz disse ao seu parente: — Noemi voltou do país de Moabe e está querendo vender as terras que eram do nosso parente Elimeleque. Então eu resolvi conversar com você sobre este assunto. Agora, se você quiser, compre essas terras na presença das autoridades do nosso povo e dos homens que estão sentados aqui. Mas, se não quiser, diga, pois o direito de comprar essas terras é primeiro seu e depois, meu. O homem respondeu: — Eu compro as terras. (Bíblia Sagrada) Rute 4: 1-4. Até aqui, o que o homem participante da conversa não sabia é que ao adquirir a propriedade da Srª. Noemi, ele estava assumindo o compromisso de casar com a nossa Personagem Rute. Porém, quando foi melhor explicado, foi melhor entendido e logo o homem mudou de ideia. Aliás, era plano de Deus que assim fosse!

― Aí Boaz disse: — Se você comprar as terras de Noemi, automaticamente terá de casar com Rute, a viúva moabita, para que as terras fiquem com a família do falecido. Então o homem respondeu: — Nesse caso, não vou usar o meu direito de comprar as terras, pois correria o risco de prejudicar a minha própria herança. Use você o meu direito; eu prefiro não fazer isso. (Bíblia Sagrada) Rute 4: 5-6. Na verdade a nossa amiga Rute estava reservada para o Sr. Boaz, e não para outro parente, mesmo chegado que fosse, pois Rute faria parte da linhagem das mulheres que chegariam até Jesus, o Cristo! E para isso ela teria que ser esposa de Boaz, que era da linhagem de JUDÁ. Pois o Senhor Jesus humanamente falando, seria mais um JUDEU, lembra-se da mulher samaritana.

― Vocês, samaritanos, não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus. (Bíblia Sagrada) João 4: 22. Assim sendo Boaz realmente seria o remidor, a pessoa certa trazendo de volta um pouco de vida para Rute, e dando assim um pouco de alívio à Noemi, e fazendo com que assim continuasse a linhagem que chegasse até ao Senhor Jesus, o Cristo! Dai vem a decisão do homem, compre você as terras de Noemi, e case-se com a moça, com Rute. ― Compre você as terras. Em seguida tirou a sandália e deu a Boaz. (Antigamente, em Israel, para fechar um negócio de compra ou troca de propriedades, uma pessoa entregava à outra a sua sandália).

 

P 09

Aí Boaz disse às autoridades e a todo o povo: — Hoje vocês são testemunhas de que eu comprei de Noemi tudo o que era de Elimeleque, de Quiliom, e de Malom. Também casarei com Rute, a moabita, viúva de Malom, para que a propriedade continue com a família do falecido. Assim o nome de Malom será sempre lembrado no meio deste povo e na sua cidade natal. Hoje vocês são testemunhas disso. Todos responderam: — Sim, nós somos testemunhas. E as autoridades disseram a Boaz: — O SENHOR faça com que essa mulher, que veio para o seu lar, seja como Raquel e Léia, que deram muitos filhos a Jacó, tornando-se assim as mães da nação israelita! Que você seja rico e famoso em Belém-Efrata! (Bíblia Sagrada) Rute 4: 8-11.

E assim finalmente nós temos a oportunidade de ver, lá no passado pessoas se colocando à disposição de Deus e deixando Ele, Deus agir em suas vidas. Foi o caso de Rute uma pessoa que não tinha nada á ver com o Senhor Nosso Deus, aliás o deus dos moabitas, era (Camós), no entanto nós tivemos digamos assim a oportunidade de ver, de ouvir, de ler, Rute falando à Noemi: O teu povo será o meu povo, o teu Deus já é o meu Deus. Ai é aquilo que eu já tenho falado, tenho escrito, quando nós nos colocamos á disposição do Senhor Nosso Deus, Ele assume a responsabilidade de cuidas de nós, todavia quando nós assumimos a nossa própria responsabilidade Ele, Deus nos abandona a própria sorte!

― Então Boaz levou Rute para casa, para ser a sua esposa. Eles tiveram relações, e o SENHOR deu a Rute a bênção de ficar grávida, e ela deu à luz um filho. E as mulheres disseram a Noemi: — Louvado seja o SENHOR, que lhe deu hoje um neto para cuidar de você! Que este menino venha a ser famoso em Israel! Que ele seja um consolo para o seu coração e lhe dê segurança na velhice! A sua nora, a mãe do menino, a ama; e ela vale para você mais do que sete filhos. Noemi pegou o menino no colo e cuidou dele. Ao vê-lo, as mulheres da vizinhança diziam: — Nasceu um filho para Noemi! E lhe deram o nome de Obede. Obede veio a ser o pai de Jessé, que foi o pai do rei Davi. (Bíblia Sagrada) Rute 4: 13-17.

A minha esperança, é que essa humilde mensagem não seja simplesmente mais um amontoado de letras, mas ela possa trazer ao seu coração, quem sabe um pouco de alívio na hora da dor que este mundo que ai está provoca nas nossas vidas! Muitas vezes nos deixando sem mesmo o que pensar para aliviar tanto sofrimento. Nesta hora, lembrar que existe Um Deus Todo-Poderoso, sempre ao nosso dispor, pode muito nos ajudar, nos trazendo um pouco de alívio, um pouco de tranquilidade! Meu caro leitor(a), na hora do aperto lembre-se de (Noemi), lembre-se de tanto sofrimento, e sinta a Mão de Deus estendida sobre você, assim como foi com NOEMI!

Sem mais atenciosamente:

Pr. Manoel Teixeira


Site:
www.assotera.com


E-mail:
man.tex@hotmail.com


Fones: (47) 3248-5126 / Cel. 99985-7616
WA

Associação Teológica Renascer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.